BLOG
Da Alfa Express
Como contratar uma transportadora de cargas?
A maioria dos clientes, quando busca uma transportadora, procura uma empresa que entregue a sua carga no local e horário combinados, pouco importando as condições da empresa/operação:
- se o caminhão é novo;
- se o motorista possui treinamentos e certificações extras;
- se a empresa paga os impostos conforme a legislação e etc.
Dessa forma, parece difícil diferenciar o bom e o mau serviço, ficando a escolha da transportadora condicionada apenas ao preço praticado.
“Afinal de contas, se 2 transportadoras entregam o produto no lugar e na hora desejados, por que pagar mais em uma do que em outra?”.
Essa mesma linha de raciocínio é seguida na contratação de armadores, terminais, despachantes e fornecedores em geral.
A escolha errada da transportadora de carga pode trazer prejuízos
No entanto, é importante notar que a ocorrência de imprevistos é uma pura questão de probabilidade. A chance de ocorrer um problema quando as condições de operação/transporte são inadequadas é maior do que em condições normais, o que não significa que o problema ocorrerá logo na primeira operação.
Na verdade, mesmo um fornecedor de menor competência consegue entregar as cargas, por diversas vezes, conforme o combinado. No entanto, dentro de 30 entregas, o cliente certamente terá algum problema… e esse problema pode custar mais que toda a economia feita até então.
Erros e imprevistos que podem acontecer no transporte de cargas:
- diferença de lacre;
- diferença de peso;
- classificação fiscal da mercadoria;
- CE Mercante;
- pagamento de tributos;
- falhas nos sistemas de armador/terminal;
- pneu furado;
- pane elétrica e etc.
A má notícia é que situações como essas, podem gerar custos extras, como:
- estadia de caminhão;
- armazenagem;
- mudança de quadra;
- multas alfandegárias;
- perda de navio;
- demurrage e detention;
- parada de fábrica;
- perda de vendas;
- perda de clientes.
A boa notícia é que 90% deles podem ser evitados, se a mão de obra e os equipamentos/sistemas utilizados forem de qualidade.
Conclusão sobre como contratar uma transportadora de cargas
Por isso a importância de se escolher bons parceiros, um despachante que não perca prazos, uma transportadora transparente e com frota de qualidade, motoristas que passam informações precisas, armadores flexíveis e com rápidas respostas para solicitações, além de terminais com disponibilidade de janelas para retirada e entrega de cargas.
Tudo isso tem um custo – muitas vezes esquecido na hora da contratação – porém muito lembrado quando os problemas acontecem.
No próximo artigo (Qual o prejuízo em contratar transportadora sem qualidade?), faremos uma simulação dos custos anuais que envolvem a utilização de mão de obra qualificada em comparação com os custos extras gerados para um cliente com volume de 100 containers/ano, a fim de mensurar, de fato, quanto seria o ganho (ou perda) pela utilização de uma empresa mais bem preparada para realização do serviço de transporte/logística.
Se você precisa de uma transportadora de cargas que atenda a todos os requisitos exigidos pelo setor, entre em contato com a equipe da Alfa Express